26600389262_8752ee48d4_b

Modelo Samsung Gear 360    Foto: Maurizio Pesce

Diferente dos dispositivos convencionais, as câmeras que capturam imagens em 360º são capazes de tirar fotos em todas as direções e sentidos ao mesmo tempo. Para que isso seja possível, elas possuem uma estrutura interna modificada, trazendo duas ou mais lentes do tipo grande angular, as quais têm maior campo de visão.

Com o uso de câmeras tradicionais, o fotógrafo precisa tirar uma foto, girar lentamente e fazer um novo disparo. Com os dispositivos 360º, todo esse processo é automatizado. A funcionalidade facilita a vida de muitos profissionais, entre eles, o corretor de imóveis. Com uma câmera dessas, ele consegue reduzir em até 2/3 o tempo de captação de imagens de uma casa, por exemplo.

No House Viewer 360º (HVR 360º), visualizador de imóveis desenvolvido pela Muve Digital, a câmera 360º é utilizada para registrar as fotos dos cômodos da residência escolhida. Depois de capturadas separadamente, essas imagens são “costuradas” por meio de um software e transformadas em uma única cena. Por gerar sensação de imersão, as câmeras 360º têm sido usadas para criar vídeos de realidade virtual.

A maioria desse tipo de câmera apresenta duas lentes, mas existem equipamentos com até 36 dispositivos. Para obter a melhor experiência possível, a visualização das imagens também precisa ser feita por meio de um aplicativo 360º, caso isso não ocorra, será possível ver apenas uma imagem distorcida.

Atualmente, o mercado conta com várias opções de câmeras 360º. No Brasil, a Gear 360 da Samsung é mais conhecida, com preço em torno de R$ 2.200,00. Para quem deseja uma opção mais em conta, pode optar pela LG Cam, que pode ser encontrada por cerca de R$ 1.500,00.

 

Assessoria de Comunicação da Muve Digital
Com informações de Techtudo

Tags: , , ,