No mercado competitivo em que vivemos, as empresas que conseguem melhor atrair o consumidor saem na frente nessa disputa. Diante das inúmeras ferramentas disponíveis para captar a atenção dos compradores, uma delas pode dar muito certo: a realidade aumentada (RA). Segundo a ABI Research, empresa de inteligência no mercado da tecnologia, nos próximos cinco anos, o mercado de R.A. deve movimentar até 46 bilhões de dólares.
A tecnologia, que permite trazer elementos virtuais para o mundo real, pode ser utilizada gerando aproximação entre público e empresa, conquistando novos clientes adeptos à tecnologia, além de passar aos clientes a imagem de ser uma empresa inovadora. No varejo, alguns empresários já começaram a utilizar a ferramenta para aumentar seus lucros.
Saber como realizar uma venda é muito importante para que se obtenha êxito no final do trabalho. Segundo o representante comercial, Júlio Loche, existem três passos primordiais nesse processo: chamar a atenção do consumidor, causar curiosidade e despertar o desejo do cliente. Se todas essas etapas forem concluídas com sucesso, a venda será concretizada.
O vendedor pode ter a tecnologia como sua grande aliada. “Você pode utilizar a realidade aumentada para que as pessoas desejem o que você está oferecendo. Quando existem dois produtos iguais, mas um deles não possui um recurso como esse, o mesmo acaba chamando menos atenção”, explica Júlio.
A Muve Digital já desenvolveu uma aplicativo com o uso dessa tecnologia para utilização no setor farmacêutico. Em parceria com a AstraZeneca, a ferramenta produzida permite que os clientes acessem informações sobre os remédios e descubram como alguns deles funcionam em seu organismo. Para isso, basta o consumidor passar a câmera de seu celular ou tablet sobre um marcador disponível no produto que a mágica acontece. Entre as possibilidades de aplicação da RA no mercado verejista podemos citar ainda: a localização de produtos, promoções, entretenimento na loja e até planogramas.
“Eu acho que cada vez mais a tecnologia está entrando no processo das vendas. Quem não se adaptar a essas tendências ficará para trás”, afirma Júlio. O que se espera é que, aos poucos, todos esses recursos se tornem comuns no nosso dia a dia. O cliente também espera por novas experiências e se os vendedores puderem aliar o dom da venda com o uso de ferramentas digitais, estarão mais próximos do sucesso.
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